ALGUMAS OBRAS DE MÔNICA TORRES ROCA




Mônica Torres Roca
nascida em 1961
falecida em 2009






Dos meus alunos a minha amiga mais antiga! Começou, em 2005, no início timidamente e pouco a vontade, não parecia que ia ficar por muito tempo. Qualquer chuva, ela desanimava e ligava avisando que ia faltar. Altamente perfecionista, custava a se dar por satisfeita com o resultado e refazia até chegar ao ponto. No primeiro ano fez uma pintura a óleo - uma tela com frutas. Mostrei algumas fotos com frutas, mas comentei que o ideal seria que ela fosse atrás das suas próprias frutas. Surpreendentemente ela comprou a idéia e as frutas também. Apareceu com as fotos e escolhemos uma para servir de fonte de inspiração.




Exposição - Óleo
Ano de 2006


Óleo/sobre/tela
dimensão - 40x50cm



As frutas ficaram muito naturais, pêssegos aveludados, maçãs lustradas e as bananas amarelas. O prato originalmente de vidro virou uma bacia de latão e por fim ela optou como fundo uma toalha xadrez esticada, dificílima de pintar, pois as linhas retas foram feitas a mão livre e para dar a profundidade o xadrez vai sutilmente diminuindo de tamanho e escurecendo. O resultado é esta obra prima. Este primeiro trabalho, que ficou com um resultado lindíssimo ela levou aproximadamente um ano inteiro. Apesar do resultado incrível, como comentei inicialmente, ela não parecia feliz e nem mesmo muito indentificada com a técnica.






No ano seguinte optou pela pintura em acrílico. Trouxe-me um caderno cheio de desenhos, no estilo Volpi, que realizara com a sobrinha. Todos muitos bem elaborados. Resolveu reproduzir quatro destes desenhos, três em painéis quadrados 30x30cm e um em painel redondo de 50cm de diâmetro. Neste painel redondo ela pintou uma mandala, que também se encontrava no caderno e na qual ela tentou expressar a forma como via sua enxaqueca. Das imagens abaixo, corresponde a última mandala. Segundo ela, seus olhos percebiam um movimento das cores ritmado, próximo a esta mandala

Exposição - Acrílico

Ano de 2007


Acrílico/sobre/tela
dimenso - 30x30cm


Acrílico/sobre/tela
dimenso - 30x30cm


Acrílico/sobre/tela
dimenso - 30x30cm


Acrílico/sobre/tela
dimenso - diâmetro 60 cm






Neste mesmo ano, montamos juntas 4 minicursos com garrafas pet -Móbilis, cachepôs, molduras e espetos para por nas plantas.

Exposição - Trabalhos em Pet

Ano de 2007

Móbiles





Porta retratos







No outro ano, ela optou por aquarela. Das técnicas que havia aprendido, me pareceu ter sido a que menos se identificou. Por causa do próprio perfecionismo. Os resultados, no entanto, foram excelentes, como se pode observar.

Exposição - Aquarela

Ano de 2008


aquarela/s/papel
dimenso - 20x25cm

aquarela/s/papel
dimenso - 20x25cm

aquarela/s/papel
dimenso - 20x25cm

aquarela/s/papel
dimenso - 20x25cm



Em paralelo, ela comentou que gostaria de trabalhar com cerâmica. Como eu não possía um forno no ateliê, propus a ela que me ajudasse a trabalhar no desenvolvimento de um novo material com argila. Na verdade eu já vinha desenvolvendo, mas muito lentamente. A Mônica topou e começou a trabalhar com a mistura de argila e papel machê. Chegamos a resultados ótimos. Um material altamente resistente que combinava as características do papel machê e da argila de tal forma, que não era necessário levar ao forno. Um corpo de prova feito com este material ficou por mais de um ano submersso em água sem se desmanchar. Corpo idêntico com argila apenas, se desmanchou em menos de uma hora. As fibras do papel machê mantém a estrutura e a argila confere o peso e a textura, e a sensação fria. No entanto, por causa do papel machê a peça demora mais tempo para secar.

Neste tipo de trabalho sim! vi a Mônica sentir prazer e se dedicar com alma. Acho que isso teve haver com o seu pai que quando vivo era ceramista.

O primeiro trabalho foi este São Francisco de Assis. Depois, veio a Nossa Senhora Aparecida e por último o anjinho. Este anjinho tinha a proposta inicial de se fazer pequeno como protótipo e depois fazer um bem maior. Neste ínterim a cola que usávamos na massa mudou sua fórmula e ficou muito ruim, a ponto de não conseguirmos o ponto novamente. Desanimamos e resolvemos deixar por um tempo a modelagem com este novo material.



Exposição - Esculturas

Ano de 2008


escultura de argila e papel machê
dimensão - 10x7cm

escultura de argila e papel machê
dimensão - 10x8cm

escultura de argila e papel machê
dimensão - 12x8cm

escultura de argila e papel machê
dimensão - 12x8cm



Exposição - Trabalhos com madeira

Ano de 2009

Então, a Mônica apareceu na aula com umas caixas de uva e frutas, de madeira reciclada. Estas que costumam ir para o lixo. Começou novo tipo de trabalho.

As caixas eram desmontadas e remontadas formando novos objetos como bandejas e caixas para cds.


Porta Cd
Mosaico caixa de uva
aproximadamente dimensão - 20x30cm

Bandeja de Café
Pátina mexicana
aproximadamente dimensão - 10x30cm


Algumas ripas tornaram-se suportes para pinturas com lápis aquarelado. Eu ercebia que ela se divertia com o trabalho e também que estava gostando do resultado. Bem, é lógico que eu estava muito orgulhosa da minha aluna. Na realidade, não a considerava como uma aluna mas como uma pesquisadora que estava sob minha orientação.




Arara Azul
Lápis aquarelável/s/madeira
dimensão - 10x30cm

Girafa
Lápis aquarelável/s/madeira
dimensão - 10x30cm

Por do Sol
Lápis aquarelável/s/madeira
dimensão - 10x30cm




Em paralelo ela começou a fazer desenhos. Fez um cartão de despedida para dar a um colega que estava se aposentando. Depois, fez um cartaz para a festa junina na empresa.

Exposição - Desenhos

Ano de 2009


Cartão - Frente e verso
Grafite/s/papel
dimensão - 10x15cm

Cartão - interior
Grafite/s/papel
dimensão - 10x15cm

Cartaz
Lápis aquarelavel/s/papel
dimensão - 40x30cm


Um dia chegou e me disse gostaria de trabalhar com perspectiva, assim:"_ você me ajuda? Quero que você me dê tarefas para fazer em casa." Eu achei ótimo. Peguei, umas revistas de decoração. Eu escolhia a imagem. Ela reproduzia, a lápis a mão livre, depois trazia e no início da aula descutíamos o que precisava ser melhorado. Vejam só os resultados.


Grafite/s/papel

Grafite/s/papel

Grafite/s/papel

Grafite/s/papel

Grafite/s/papel







Neste último ano ela estava lutando com todas as forças pela vida. Isto, era percebido não só pelo processo criativo intenso, mas também pelo esforço na mudança de postura e nas próprias transformações do corpo. Ela me dizia que tinha dificuldades com as mudanças e portanto evitava-as. No entanto, nosso próprio encontro já era resultado de uma mudança.

Ela nasceu em São Paulo em uma casa e tivera que se mudar para uma apartamento nas redondezas do ateliê. No mesmo ano começãou a freqüentar o ateliê (2005).

No final de 2008, ela fez uma operação plástica no nariz e em 2009 cortou o cabelo relativamente curto - pela primeira vez. Começou a fazer Yoga e me contou que desde o início do ano estava com a meta de cada mês realizar algo diferente, coisas simples, mas que não tinha o hábito de fazer.

Os familiares e uma amiga da época da faculdade me falaram que ela não parecia ser feliz. Ela própria me disse uma vez que a sobrinha, à quem ela amava como se fosse filha, dizia-lhe que ela só gostava de música depressiva. Acredito que dos tempos de faculdade para cá ela deve ter mudado muito. Também acho que por não ser da familia, tive a benção de conviver com outra Mônica pelo menos nos últimos tempos. Alguém relativamente alegre e comunicativa, embora ainda assim frágil. Mas alguém, muito muito criativa. Na última ou penúltima aula conversamos sobre o fato de estarmos com a idade que estamos e não termos conseguido estar onde desejaríamos ou aonde imaginávamos nos nossos sonhos de adolescência e universitária. Ela católica eu espírita, comentei das minhas crenças. Assim: "_ Acredito, Mônica, que viemos para aprender e nos desenvolver, para isto passamos provas já escolhidas por nós mesmos antes de nascer. Assim, se a nossa prova for passar por esta existência sem ter o reconhecimento profissional que gostaríamos, seremos vitoriosas se passarmos sem revolta e nos esforçando para darmos o nosso melhor em todas as situações".

No último dia de aula ela me disse que havia sonhado comigo e que no sonho ela dizia para a mãe dela _ "Preciso avisar a Myléne !"_ Mas ela não sabia o que. Então, neste dia ela terminou a aula mais cedo por que estava sentindo muita dor na região da barriga e secura nos olhos. Ela, neste último mês se queixava de dor e ia sempre ao ambulatório do seu serviço. Me contou que por fim o médico sugeriu que ela procurasse um hospital, pois poderia ser grave e no hospital os resultados dos exames iriam ser mais rápidos. Dia 02 de setembro (2009) foi seu último dia de aula. Dia 04 ela se internou no hospital. Dia 18 de setembro ela faleceu com câncer no pâncreas. Os médicos chegaram a conclusão que não adiantaria fazer a quimioterapia. Agradeção a Deus a oportunidade de ter lhe conhecido e ter aprendido muito com você! Tenho a certeza de que tudo está bem com você, mas sinto saudades.
Impressionante como no estamos preparados para a passagem. Nem a nossa, nem a de ninguém muito próximo. Mônica, você faz parte integrante do ateliê. Você, seus trabalhos, sua energia. Como não acredito na morte, não irei finalizar este texto com um adeus.

Tchau Mônica,
Estou com muitas saudades. Um beijo de sua amiga.

Myléne.











Entrada do site A Artista Cursos Obras Palavras Ateliê Alunos e Obras Exposições Links




mylene@myvalente.com


São Paulo - SP - Brasil
(11)3722-5045